domingo, 4 de janeiro de 2015

Garota Exemplar (2014)

Gone Girl
Diretor: David Fincher
149 min


Eu com certeza sou uma pessoa meio suspeita pra falar sobre Gone Girl. Já era fã do livro antes de assistir ao filme, e David Fincher é um dos meus diretos favoritos. Desculpem-me, mas não tem como ser imparcial aqui.

Vocês foram avisados. Agora vamos lá.


Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy. (AdoroCinema)

O filme segue como uma investigação policial comum até a metade do filme. Daí pra frente, o filme muda radicalmente. Nick, é um dos maiores suspeitos do desaparecimento de sua mulher, Amy, o que dá uma carga emocional pesada ao personagem e que é cada vez mais intensa. Eu tinha muito medo da atuação do Ben Affleck nesse filme, não é um ator que eu aprecie muito. Mas pela primeira vez posso dizer que ele realizou um bom trabalho aqui. Ele conseguiu interpretar (e muito bem) toda a carga emocional do personagem, o que foi, com certeza, uma tarefa muito difícil. Mas quem rouba o filme aqui é a Rosamund Pike interpretando a "gone girl" Amy Dunne. Como disse, o  filme muda bastante depois da metade, e é aí que Pike dá seu show. Não vou comentar muito sobre isso, pois eu acabaria falando demais, mas se tem algo que eu possa dizer é que um Oscar cairia bem...

A direção do David Fincher está, mais uma vez, brilhante. O filme tem um tom escuro, neblinoso, com muitas cenas internas e durante a noite e uma trilha sonora sombria. Todos os aspectos técnicos do filme funcionam para reforçar a pressão psicológica vivida pelo personagem principal, Nick. David Fincher estava muito seguro e livre aqui. Conseguiu dar o tom certo ao filme e abusar dos recursos oferecidos pelo cinema para incrementar a história apresentada pelo filme.

Em termos de adaptação, é um filme excelente. Houveram rumores antes do lançamento do filme, de que o mesmo teria um final diferente do livro, o que desanimou muitos dos fãs da obra literária. Porém, foram só rumores. Particularmente, eu queria bastante que mudassem o final do filme. É um final em aberto, que pode não agradar a todos, mas que não estraga a obra por completo.

Gone Girl é um filme incrível, com bastante identidade na direção de David Fincher, e com um clímax chocante, que te faz arregalar os olhos e ficar sedento para acompanhar o resto da trama. Um dos melhores filmes de 2014.

Atualização: Tive que registrar minha indignação aqui: Gone Girl só recebeu uma indicação ao Oscar (melhor atriz para Rosemund Pike). O maior injustiçado da vez, com certeza. Cadê melhor filme (sendo que só temos oito indicados este ano, logo duas vagas estão sobrando)? Cadê melhor roteiro adaptado? Melhor diretor? Essa academia...

1 indicação ao Oscar 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário